sábado, junho 30, 2007

macho macho man

Fomos almoçar à tasca do costume. Os homens de um escritório almoçam sempre na tasca do costume. A tasca é o território sagrado - o ground zero do almoço. Quando não há nada combinado, vai-se à tasca ( "combinar" é ir a uma tasca mais cara e fora de mão ). Na tasca, encontram-se os standards nacionais: bitoques, bifinhos aux champignons, jaquinzinhos e alheiras, sempre a jorrar óleo.
Quando se mandam vir as bebidas, os iniciados vão para a imperial, os apreciadores uma garrafa de verde de sete-e-meio, um jarro de sangria ou o distinto vinho-a-copo para os puros .
No fim, lá sobrevivemos. As meninas do escritório arrepiam-se com o relato. Até têm razão. Não falem é em comer menos.
Não há nada que um alka-seltzer não cure.

sexta-feira, junho 29, 2007

O artista do momento

O comendador Berardo é gajo para ter um Jaguar com autocolante da Herbalife atrás.

quinta-feira, junho 28, 2007

A banda sonora

Foi complicado, quando apareceram os serviços de mp3 online, ficar para trás da comunidade a fazer de surdo-mudo ( o blog é mudo, eu sou surdo ) .
Bem tentei arranjar banda sonora para este blog... depois desisti. Explico:

Eu, na poética tranquilidade que é abrir uma página, calmamente, esperando a barra encher, aparecer, como uma folha de um livro, e levar com qualquer coisa deste género
free music
no tímpano.... Não ponham som nos sites, a sério. Se tiverem de pôr, ponham Kraftwerk ou Jean Michel Jarre, como fazem na televisão quando mostram um robot, um laser ou um modem de 56Kb. Não ofende, transporta-me a 1984 e diz-me que estou frente a um geek piedoso.

Descobri entretanto que o blogmusik.net deixa fazer post de mp3. Abençoado.

terça-feira, junho 26, 2007

Espera, falam de quê?

Com a bola tenho o problema da curiosidade esgotar-se depressa, e quem se dá ao trabalho de explicar-me algumas regras, só tem a minha preciosa concentração por pouco tempo. A 5 segundos de cada vez, só há pouco tempo é que percebi o que é um fora-de-jogo.
Há agora um anuncio de T.V. de uma cerveja, com o Victor Baia ( vi na Caras, é por isso que sei quem é ). Falam de bola, de jogos passados, etc. Tenho de ver o anuncio, é o meu trabalho. Chego à punchline ( qualquer coisa com brasileiros) e fico na mesma, bolas. Pareço um Maluco-do-Riso a ver Tchekov. Expliquem-me. Consigo mais uma janela de 5 segundos de concentração, a contar de agora. Agora.

N. R. A Wiki tem uma entrada para os Malucos do riso, pois é.

Youtube killed the video star

free music
A música da tarde ( só música ). A nostalgia é um problema recorrente, é verdade.

Acordar, no verdadeiro sentido do termo

Duche frio pela manhã.
Voltei aos tempos do campismo. Começou bem, hoje.

domingo, junho 24, 2007

No rescaldo de um dia

Abrindo uma excepção à regra*:

A Morte é a Curva da Estrada. Morrer é só não ser visto.

Fernando Pessoa


* Não blogar pedaços de poemas alheios, por melhor que soem.

Quequas



Fio-dental ou asa-delta? Os bilhetinhos de carteira estão a evoluir.
Pensava que reparavam que a Vanda tinha um cabelo lindo, olhos de uma cor só descritível com vários maus adjectivos, um sorriso capaz de iluminar uma sala. Ah, no meu tempo...

Achado no Cartaxo, terra de adolescentes dados a erros ortográficos.

sábado, junho 23, 2007

Cartaxo


Visões do Cartaxo, onde soube que não posso "andar por aí a fotografar sem autorização", o que é compreensível. Ainda revelo algum segredo importante.

quinta-feira, junho 21, 2007

Que faço eu?

É difícil explicar o que faço a quem não é do ramo.
Essencialmente a minha mãe.

"desenhos?" não, não é tão pouco assim. "Internet?" Sim, mas não é tudo. "fazes as fotografias?" tem dias, sim. "mas fazes?" às vezes, só digo como se fazem. "Mas então sabes fazer." depende. Até um certo ponto, sim. "ah, precisas de ajuda, então?" Sim, não faço tudo sozinho. "e aquele logótipo?" esse fiz sozinho. "e o que está escrito, foste tu?" não. O que está escrito foi outra pessoa. "não escreves? só essa frase?" é complicado. Sei escrever, mas não para isto. "então tens as ideias e depois escrevem o que tu queres?" bem, a ideia não é só minha. "então, disseste que o anuncio era teu...?" Pois, mas as ideias é sempre com outra pessoa, fazemos juntos. "e na televisão, foste tu que fizeste a animação? " não, tive só a ideia e depois explico como quero a outra pessoa. " ah então não fizeste o anuncio, mesmo?" tecnicamente, é meu. Isto é: nosso. "então?".

Só não faço é colheres.

quarta-feira, junho 20, 2007

O Arrebatamento segundo Markl, 20:6

Virgens loucas a comprar azeite, as duas bestas, a bíblia , os ufus e os ovenis, explosões atómicas em catadupa, computadores ditadores, chips implantados, Echelon, parteiras e maquinistas que desaparecem no ar, falsos profetas, judeus e árabes em paz, George Washington e o fim da democracia.

Serviço público é isto. Não só me ri, como salvei a minha alma.

Salvem-se também.

Via Markl.

terça-feira, junho 19, 2007

Face-lift

Um jeitinho ao layout, já estava na hora.

segunda-feira, junho 18, 2007

Respostas

A mãe de dois procura respostas. Os miúdos estão cheios de questões importantes, tão importantes, que do alto da nossa trintona sapiência, pouco sabemos para conseguir responder.

"Mãe, porque é que é um menino Jesus e não uma menina Jesus?"

domingo, junho 17, 2007

Chumbo



A melancolia desta entrada é um verdadeiro fado, com este tom cru, pesado, bruto. Ficou-me gravada, uma série demasiado real para um puto pequeno, que a via escondido da porta da sala, depois das 10 da noite, hora de ir deitar.

Neste momento, o Markl fala de séries de TV na rtp 2, no Camara Clara. Este foi um dos genéricos mostrados como exemplo, e dos mais memoráveis de sempre.

sábado, junho 16, 2007

Receita


O pessoal de Abrantes vê o House, como eu. Acharam que - como o House - O nosso Primeiro ia de propósito, cínico, ter com o doente só para lhe dizer na cara: "Olhe, vai morrer. A sua presença no mundo é perfeitamente dispensável, e foi a sua mãe que mo disse."
Mas não. Nenhum governante vai meter-se na boca do lobo sabe-se que as más noticias dão-se à distancia. São as inaugurações é que são no local.
Mudem de governos, de presidente, os princípios activos são os mesmos. Prescrito por um italiano, já há uns anos.

quinta-feira, junho 14, 2007

Santos












Estes são os protagonistas da noite de Santo António, lá na aldeia. Um casal de namorados, que do topo do pinheiro espetado no meio da praça, vai esperando a meia noite.

Na noite de Santo António, além do que é habitual em Lisboa ( sardinhadas, manjericos e afins), temos um momento profano: dois bonecos, representando um casal de namorados, são queimados numa fogueira à meia noite, ao som da banda filarmónica. Ninguém sabe muito bem de onde vem esta tradição, que já se faz há demasiados anos para se lembrarem quando começou.


Um casal que foi apanhado em flagrante e resolveu-se a coisa assim a quente, ou algo mais profundo e simbólico?

quarta-feira, junho 13, 2007

Hoje uma sobrinha fez anos


Os sobrinhos emprestados estão a aumentar, esta é a mais recente. Mas a mais velha, também. Como é uma menina, é precoce. Sabe-se que a elas, dá-lhes a inteligência mais cedo, é genético.

Começou a fazer a mãe pensar na vida bem mais cedo do que seria esperado. Começou a dar trabalho. Começou a trancar-se no quarto.
Começou a ter cortes de cabelo muito-à-frente.
Começou a procurar leggings, leitores de mp3 e camisolas de riscas horizontais com mais 30 cm do que é preciso.
Começou a ser uma teenager.

Mas ainda não acabou o que é próprio da idade. É ser autêntica.


O tipo do cachecol foi encontrado nas Caldas.

terça-feira, junho 12, 2007

Iliteracia

Tenho uns primos pequenos que me perguntavam de que clube eu era. Resposta fácil:


"Não tenho clube."

A cara que faziam dava a ideia que no universo das possíveis respostas, a minha estava logo antes do "não, venho do planeta Zorg para vos sugar o cérebro", de tão inesperada que era. Para evitar traumas de infância, lá os descansava, dizendo que era "do Benfica" - os olhinhos brilhavam, suspiravam de alivio.


Agora, começo a assustar-me ( é da idade, os velhos têm fobias ).



A iliteracia futebolística é um mal real, incapacitante e atroz. É uma falha cultural grave para um europeu-do-sul, onde o futebol é o ponto de partida de 80% das conversas de segunda de manhã.

Sintam o meu drama: olho para este menu de gelados desenhado para crianças de 4 anos e ele não me diz nada...



Quem são estes 3 marmanjos, e porque razão serão apelativos o suficiente para promoverem um Perna-de-pau ? "Perna-de-pau" é uma indirecta a estes 3 jogadores? Mais uma daquelas piadas de futebol que me escapam?

Dica

Esta é feita a pensar na Missanga, que não faz menos de 37 posts no blog por dia. Descobri ontem uma extensão de firefox para ajudar a blogar em velocidade, que é o Scribefire. Podem-se fazer os posts fora da interface do blogger ( e wordpress, etc.), com uma serie de ajudas extra.


segunda-feira, junho 11, 2007

Fora de mão



Ontem descobri um restaurante muito típico, muito castiço, lá para os meus lados. Recomendo-o para quem gosta de cozinha portuguesa tradicional.



Um reparo: na altura em que os pratos chegaram à mesa descobri que era um restaurante especial - é para OGRES. Cada dose dá para 4 ( sério ) . Aliás, cada meia-dose dá para 3. Se lá forem, já sabem...



Encontrado à porta do dito restaurante.

domingo, junho 10, 2007

And Now for Something Completely Different

Lista fora do habitual:

As 100 melhores mulheres, escolhidas por lésbicas.


via kottke.

Festival teenager

The Clits tinham um som que gostei, género Chicks on speed com Peaches na voz, ritmos a rasar Alec Empire e linhas melódicas entre Depeche Mode e New order , com toques de Siouxsie and the Banshees, por momentos. Mesmo tirando as refências, gostei do som.

sábado, junho 09, 2007

"Ai, já vi esta cara antes."

É uma frase da minha mãe que eu e o meu irmão ouvimos todos os dias da nossa vida. Fazemos sempre uma careta um para outro, a dizer que lá-está-ela-outra-vez, e voltamos ao que estávamos a fazer. A quantidade de caras conhecidas já é sabida, e é assombrosa.
A verdade é que a genética é lixada, agora faço eu a mesma figura.

Ontem chego ao emprego e reconheço o rapaz* que está a trabalhar no servidor da empresa. É alguém com quem passei férias durante anos. Já não o via há mais de 8 anos. Na mesma. Falamos como se tivessem passado 15 dias ( também nunca fui de muitas conversas).

E a teoria dos seis graus de separação tem de ser revista. 2 chega?


*Rapaz = entenda-se "tipo com a minha idade".

quinta-feira, junho 07, 2007

São saudade, dizem.

Pelo pior dos motivos, ontem pude reencontrar amigos, colegas, professores, que já não via há uns anos. Levantaram uma questão uma e outra vez, que tenho de explicar definitivamente:

Não há tintas de cabelo grisalho!
É como tinta de xadrês, gambuzinos ou autarcas honestos. Isto é oito ou oitenta: ou se descolora, ou se mergulha em Restaurador Olex. Como não quero parecer o Herman nem o Artur Garcia...

É de familia, o grisalho. Calhou-me o grande prémio da lotaria genética, mas cedo demais.


E a vida continua.

terça-feira, junho 05, 2007

O Professor Roberto

Apanhou-me de surpresa, esta notícia. "O Professor Roberto morreu". Não encaixei. Não tomei como muito certo. Boatos. "Coisas de Net". Talvez não fosse verdade.

Há meses, no alentejo profundo, no meio de nada, num almoço de trabalho, descobri que tinha a companhia de um amigo do Roberto. Na conversa, falando de professores, de pessoas, de exemplos, o nome teve de vir à baila, descobrimos um amigo em comum. Vi como o Roberto era estimado, e como tocava de uma forma tão positiva, profunda e inesquecível toda a gente que o encontrava: alunos, amigos, colegas. Como era dado como exemplo de um ser humano de excepção. Mas não é exagero. É mesmo assim, e tudo isto já era sabido antes de partir.

Sei que o Roberto deixa uma tribo gigante, uma irmandade de Johns, Marys e Tótós, que andam por aí, aos milhares.

E sei que não será esquecido, o que o faz imortal.

segunda-feira, junho 04, 2007

O professor














Daqueles que poucos têm. Dos que ninguém esquece. Dos que deixam saudades.

sexta-feira, junho 01, 2007

Google Maps is watching us


Logo agora que ser chibo parecia ser uma carreira de futuro, vem o google maps tirar o pão da boca de tanta gente.

Podem ver como tudo isto foi criado aqui. (Eu imaginava algo mais "camião". Até a recolha de dados é feita em grande estilo)

edit> Outro possível método aqui. Via boing

edit 2 > era isto que queria demonstrar.