terça-feira, setembro 29, 2009

Too much info

Há alguns anos, estava inscrito e usava todos os serviços online que se podiam lembrar. Era o começo da era "2.0" e das redes sociais. A necessidade de partilha de informação dava espaço para todo o tipo de redes, desde partilha de ideias, marcas de vinho, livros ou shampoo pra gatos. Passado este tempo, parece-me que passei de uns 30 serviços online para 1: facebook.

domingo, setembro 27, 2009

Eleições, 'tá na cara.

Tou a ficar velho, é sabido. Por isso meto estes gajos todos no mesmo saco, os políticos. Juro que houve tempos em que não pensava assim, era um gajo esperto e com os dentes da frente e tudo, mas a idade está a progredir bem rápido, e parece que a minha aptidão para julgar politicos está em sincronia com a quantidade de cabelos brancos.
Se pareço ter cara de votar no Bloco, os meus cabelos dirão que voto no PP. Os cotovelos votam na CDU. O dedo do meio do pé esquerdo vota no PNR ( é feio e torto e no dia em que ficar ligeiramente queimado depois de uma escalada a um pico europeu de segunda categoria num dia pouco frio, é um favor que me fazem se o amputarem ). O joelho direito, meio perro, vota no PSD. De resto, voto em branco.

quinta-feira, setembro 24, 2009

Foi ao bingo

Naquela parte da cidade, está tudo quieto. À noite, costumo apanhar velórios a acabar, com gente a sair da igreja, no meio da praça, paredes meias com o Técnico. Pelo caminho, encontrei uma mercearia que vende baba de caracol. Nunca se sabe quando vamos precisar.

Vim de longe e ainda bem

Fui jantar a casa dos meus pais. É em certos aspectos, como ir a uma consulta médica: só se fala de doenças e leio todas as revistas de social que apanho à frente.
Lá li uma história que me despertou algum interesse e impressão. Alguma pena, até. Dizia-se de uma apresentadora de televisão que teve de mudar a sua vida por causa da mudança de programa que apresentava: "a sua vida toda passava-se em 200 metros: o estudio, a casa, o colégio dos miudos, o restaurante, o supermercado". Na mesma rua.

Que vazio.

domingo, setembro 20, 2009

Gosto de trabalhar

Como tal, para mim, trabalhar é um acto de paixão. Faço-o com gosto. E isso nota-se: estou tão contente quando trabalho, que só quero trabalhar mais e mais. Felizmente, há pessoas que me ajudam e alimentam esta paixão, oferecendo-me trabalhos, ainda que não tenham dinheiro para pagar estas pequenas mas prazerosas tarefas que precisam para elas. Sabem tão bem como eu que não se deve cobrar pelo prazer - É feio. Que Deus nosso senhor disse "Amai-vos uns aos outros". Que a ganancia é o mal do mundo. Que os PPR's são uma tanga. Que as trocas directas estão de volta. Assim, como bons samaritanos que são, pedem para fazer logotipos à pala, porque sabem que até nem me custa nada. Eu gosto.



.... Se fossem mamar na 5ª pata do cavalo também tinha a sua piada.

sábado, setembro 19, 2009

À Feira da Ladra II

Chegando mais acima, passando os dois carros de tunning mais feios do universo conhecido, é a Feira. Vou lá desde adolescente de gosto musical duvidoso, mas activo.
Se chegarmos tarde à feira, os adolescentes já foram para casa.
Os freaks das bolsas de feltro, brincos, mortalhas e calças hippies também.
Os antiquários já fecharam.
O pessoal dos dvd's já desapareceu.

Mas a Feira está cheia. Ficaram as sobras. Ficaram espalhadas pelo chão, aos montes, capas de cassettes, livros, copos, garrafas, singles, biblots, cascas de laranja, sapatos, roupa. Mais roupa. Ficaram a beber minis e a comer sandes de torresmos. Ficaram os agarrados, o pessoal que mora no Cais do Sodré, na Mouraria. Vêm mais tarde, e nesta altura só cá está quem sabe que a esta hora vende-se tudo a cinquenta centimos, só porque é roubado, ou porque ninguém quer voltar com nada para casa.

p.s. Muita gente nunca foi à Feira de Ladra e não acredita quando digo que TUDO se vende. Neste dia, segui com atenção um senhor a comprar a leiteira velha sem tampa, junto com uma chávena. Um euro chegava, mas regateia-se, claro.

quinta-feira, setembro 17, 2009

À Feira da Ladra I

Subindo em direcção à Feira da Ladra, passa-se por uma zona degradada e isolada. Há um edifício grande do exercito que serve de muleta a três prédios prestes a cair.
No primeiro, um velho nu sentado na cama, mesmo à porta, vê televisão.
No segundo, a velha tapa a vista para o Tejo com um lençol coçado às flores, ficando a olhar uma nesga da sua rua sem transito,
impavida.
No terceiro, todas as portas e janelas estão entaipadas, menos duas, a porta e a janela do rés-do-chão. À porta, um cão preto grande está preso ao chão por uma corrente com meia-duzia de elos, que mal o deixa levantar a cabeça.
Todos os prédios, o primeiro, o segundo e o terceiro têm uma colecção de plantas iguais em vasos de plastico comidos pelo sol.

Taxistas em 2009

Em 2008 crackei o código de acesso à mente dos taxistas: É-me possível agora ser convidado para almoçar, lanchar, oferecerem-me a virgindade da filha ( as if... ) ou convidarem-me para o crisma do sobrinho, ao fim de 10 minutos de conversa informal. Mas hoje descobri o melhor truque de todos: hipnotizá-los de modo a que se esqueçam de ligar o taximetro. Distraído pela sua apaixonante descrição da vida no Libano - " um gajo lá nem pode beber nem ir às putas" - e da vida dificil de taxista, sempre perseguido por pretos a quem insiste em não fazer o serviço, agarrados e moscovitas viciosos, este senhor esqueceu-se de ligar o taximetro. Lá tive tarifa à médio-oriente, a olho.

Lá fiquei a saber que no Libano não se usa papel higienico. É a minha dica de viagem de hoje.

O gajo ainda falava do filha-da-puta do Kadafi, acho que ainda não soube que o senhor já morreu. Não quis ser eu a dar-lhe a má noticia, por isso deixei-o falar. É sempre duro saber uma coisa dessas assim de chofre.

sexta-feira, setembro 04, 2009

quarta-feira, setembro 02, 2009

terça-feira, setembro 01, 2009

Pratos da moda

Curto mesmo quando encontro uma daqueles restaurantes de que se ouve falar bem, bem pipis, e depois vamos a ver e é uma chafarica de terceiro mundo disfarçada. O de hoje tem uma maneira bonita de fazer vista, original q.b...

Enquanto nos restaurantes fashion usam pratos brancos enormes, com mais 10 cm de bordo do que é preciso, neste fazem ao contrário: TIRAM metade da dose, para que sobrem 10-estécticos-cm de bordo. Jesus, que fominha que eu passei.

twitter versus blogger

O twitter é um filha-da-puta: como é mais divertido e rápido que o blog, tirou-me a energia de escrever mais do que 140 caracteres.