sexta-feira, dezembro 16, 2011

Dica diplomaticamente pedantécnica

A vulgarização da fotografia, fruto da digitalização de todo o processo, retirou-lhe o factor custo: um rolo custava digamos 5 euros, a revelação dos negativos outros 5, as ampliações outros 5. Eram 36 fotografias, no máximo. Havia rolos de 24. Havia rolos para diferentes temperaturas de cor. Usavam-se filtros. Fotografava-se com rolos PB. Cada rolo tinha um ISO fixo. Se tinha um rolo ISO 400, tinha de o acabar para usar um de 120. Revelar as fotos demorava 4 dias, 2 dias, uma tarde no mínimo. Só aí saberiamos se tinhamos usado as técnicas certas.
Hoje era genial do digital tiram-se 300 fotos numa ida ao urinol, com a máquina sempre no automático. No fim do processo, no computador, "trata-se" a foto. É relativo ao tratamento a minha dica pedante. Aqui fica:

Eu sou uma fotografia tirada por uma pessoa normal

Eu sou uma fotografia distorcida por uma pessoa que gosta de ver coisas
Estudos revelam que 99% dos humanos preferem fotografias vindas de lomos ou apps como instagram, lemeleme, vintage camera, hipstamatic e filtros de iphoto, photoshop ou picasa. No entanto, isso não é fotografia, é uma merda. Pronto, é só um desabafo. adenda: é já ali, ao pé do Camões, a duas portas da Casa da India.

5 comentários:

Julie D´aiglemont disse...

Tenho tantas saudades das fotos em papel! Mas isso sou eu, que sou conservadora e tenho sempre renitência em aceitar as inovações.
Francamente, prefiro a foto de cima - a outra parece que andou nos ácidos.
Já agora, tu que percebes dessas coisas, que diabo de mania é esta que os bloggers têm de distorcerem as cores das fotos com uma aplicação qualquer dos iphones e retirar-lhes qualidade?
Asss.: Julie, a reaccionária.

Clara disse...

puxar a saturação até tornar as retinas daltónicas é a técnica preferida das pessoas que editam no paint shop pro ou lá o que é. já trabalhar com curvas é para génios, caraças.

Prezado disse...

Julie, felizmente o Prezado tem sempre uma teoria para tudo. Para isto é assim. Dado que:

a) Os softwares de gestão e catalogação de imagem já fazem edição básica de cores.
b) toda a gente tem uma máquina digital, por mais simples que seja.
c) só 10% sabe o que é uma fotografia.
d) há um revivalismo do analógico.

E como vivemos na era da WIKI, em que a leitura de 5 páginas de um tema qualquer nos faz uns experts em sociologia, workshops, fotografia, design, advocacia, o que for, o pessoal TENDO a hipótese de "criar" mas sem a formação para tal, irá tomar o caminho mais simplista e limitado da coisa ( as cores, a manipulação óbvia e descarada. )
É como eu a cozinhar: de repente descobri que ervas aromáticas é altamente então uso todas as que me lembro só porque posso.

Clara, eu acho que é só com os editores do picasa puxados ao máximo. Mas isto sempre foi assim, não é? para apreciar qualquer coisa na sua totalidade é preciso perceber a técnica. Só depois vem a sensibilidade para perceber o que é uma moda e o que é uma peça pensada.

Ele é Mau disse...

Prezado, percebo a tua dor... Mas tenta ver o lado positivo da cena.

Ao divulgar e banalizar a fotografia pelo comum dos mortais, a verdade é que qualquer pessoa com o mínimo de sensibilidade já consegue tirar fotos sem ter de ficar pobre.
Por outro lado, os iPhotos e Photoshops addicts também tem o seu direito à vida (apesar da maioria ser merda).

Concordo em cada ponto em que tocas. No entanto, quem gosta de foto em papel pode e deve continuar a usa-la. Quem gosta de ter a máquina em Manual e que a sabe usar, irá sempre (ou quase sempre) ter melhor resultado do que no photoshop. Os dois mundos não colidem, cada um segue o seu caminho. Os amadores a olharem para os prós e o restante a acreditarem que são prós (mas esses nem entram na equação).

Outra coisa importante pá! Há sempre uma coisa que terás/teremos, é o saber olhar e saber disparar. Algo que por mais zeros e uns, a informática nunca poderá igualar. O que por mais photoshopas, ficarás sempre à margem de uma verdadeira foto.

Fico feliz por ver miúdos com EOS 500 (teria de vender o meu CX com depósito cheio para poder comprar uma em segunda mão), sim, sabe-se lá se um dia eles também, com o tempo e com o olhar fotográfico serão amadores/profissionais da fotografia :)

(Mais vale ter uma máquina na mão do que uma bola de futebol no pé)

Um abraço ISO 1000 com 1/16f em b&w

Prezado disse...

Eu só não uso a manual mais vezes pelo custo, pois. O ideal era a tal EOS ou uma reflex digital qualquer onde pudesse usar as lentes e ter um ccd decente que não me fizesse as fotos uma bosta toda pixelizada assim que o iso sobe dos 100. Mas deus é grande e ainda terei uma.
Olha os detalhes que isso a 1000 fica com muito grão.