quinta-feira, maio 16, 2013

Preocupado com a publicidade

Hoje estavam a dizer-me que a coisa lá-na-agência não vai bem e tiveram uma reunião sobre isso. Lembrei-me que nunca ouvi outra conversa. Para quem não conhece a conversa ( será universal? ) aqui fica uma minuta que elaborei a partir do mambo jambo empresarial que ouvi ao longo dos anos, pode servir de antidoto para um discurso que venham a ouvir:

Marquei esta reunião para vos dizer como estamos. os tempos são difíceis. E não é que o barco vá tombar, não é isso, mas temos de vos de pedir um esforço extra. Não vamos poder dar os aumentos que gostaríamos, e até vamos ter de pedir que façam uma hora extra, que fiquem até mais tarde para acabar um trabalho, para darem algum do vosso tempo. Porque o mercado está muito complicado. Nao queremos dispensar ninguem, nem está nos nossos planos, mas para isso temos mesmo de vestir a camisola. Todos juntos conseguimos. se tiverem algum problema e quiserem, estamos aqui para vocês.

Saibam que isto são só palavras. Na prática isto só quer dizer "não vos queremos pagar mais.".


11 comentários:

Solana disse...

Conheço bem a conversa.
Infelizmente! Bom resumo!

Rosa Cueca disse...

Essa é quase tão velha como a do:

Há colegas seus a ganhar 500€ na caixa do supermercado e acham-se muito sortudos, quer um aumento para quê?!

Prezado disse...

Também já ouvi essa dentro deste discurso, é verdade.

Mak, o Mau disse...

A velha cassete, a grande oratória. É por essas e por outras que eu nunca duvidei daquela cena do Matrix em que o Canudo Reeves, dobra a espinha para não levar com um balázio.

O discurso do responsável é um exercício de mestre de contorcionismo da realidade para que tudo fique na mesma (quando não é pior), mas a tentar que um tipo saia de lá moralizado.


Um ano muito difícil, muito difícil. Os clientes são cada vez mais exigentes e menos tolerantes. Temos que estar mais alerta, mais proactivos, mais fortes na hora de resistir aos obstáculos e conseguir resultados.

And the beat goes on...

Rosa Cueca disse...

Mak quando tentam ter esse discurso é o menos.
Quando é mesmo: por favor, baixe as calças, proste-se na bancada e prepare-se mentalmente para...

Enfim, para dizer que esses responsáveis tentam motivar. Há quem nem isso tente.

Mak, o Mau disse...

Com as devidas distâncias, não sei se desculpo mais um gajo que, perante uma fornalha, me diga:

"Vá bandalho, é andar e queimar, sem gritar muito que há crianças a dormir"


do que um que me prometa:

"Há sem dúvida alguma uma forte preocupação da nossa parte, em que possas dar o primeiro passo rumo a um destino mais quente, ainda que com algum sacrifício. Haverá sem dúvida espaço para a dor, mas será uma decisão que valorizamos em tempos difíceis"

Prezado disse...

É a cena da publicidade, um gajo já sabe que há um sub-texto...

Mariam disse...

Eu ouvi esse mesmo discurso, em sede de reunião geral, imediatamente a seguir a ter-me sido justificado, em privado, um não-aumento de ordenado com uma promessa de redução de horário. Tal e qual. Portanto, mantive o ordenadozeco e o horarão.

calhou calhar disse...

1 de Junho...

Prezado disse...

Comentário críptico.

calhou calhar disse...

Há manifestação internacional.