segunda-feira, janeiro 12, 2015

Era que se calassem

Já cortei nos telejornais, este ano acho que vou cortar nos jornais online. Não ganho nada em ler 80% das notícias. Isso de "estar actualizado" se calhar é só uma maneira de procurar validação externa. Só leio coisas que não me ajudam, porque são sempre parciais para lá do razoável.
No outro dia discutia com os miudos do trabalho isso de "ler". Para eles, ler livros é bizarro. Querem ler, mas não têm tempo. Têm mais que fazer. Disse-lhes que deviam ler mais, que não fazia mal. Perguntaram-me então que livros vale a pena ler. Visto que como eu, estão centenas de livros atrasados, achei que seria arrogante dizer o que lerem. Depois pensei que era mais fácil dizer o que não ler. Dizer que livros não ler está historicamente provado ser mais importante do que dizer que livros ler. Se for aos malditos, encontro lá coisas interessantes de certeza. Se for aos abençoados, ainda esbarro no Saint-Exupéry. Gosto de ler muita trampa e que a trampa exista: quando A ou B me dizem que gostaram de um livro A ou B que nunca li mas que graças a um preconceito de alta qualidade sei do que tratam, isso ajuda-me a balizar expectativas e a formas novos preconceitos, pelo menos. Porque consigo gostar de pessoas que já leram as 50 sombras de grey, o Follet ou a Margarida Rebelo Pinto. Só não consigo é percebê-las. Ainda.

5 comentários:

Miss Christie disse...

Tu és giro!

Prezado disse...

margarida rebelo pinto?

_xav disse...

Desculpe se a pergunta é muito intrusiva vinda, ainda por mais, por meio anónimo. Na sua opinião, que leitura pode validar um jovem como adulto, a seu ver? Que tipo de temas ou escrita lhe indicam mais consciencia e clarividência? Mais uma vez desculpe as perguntas, mas senti um preconceito saudável no texto e gostaria de colocar um esqueleto na ideia um pouco amorfa que este texto me suscitou.
Bom blog, Cumprimentos

Prezado disse...

Assim parece que eu disse qualquer coisa fundamentada. Não.

Isso do adulto é complicado. Pelo que lê? Nada. Quando há adultos a dizer que ler Harry Potter e Senhor dos Aneis é altamente...

Jovens clarividentes? isso é uma falácia.

Lady Kina disse...

"Porque consigo gostar de pessoas que já leram as 50 sombras de grey, o Follet ou a Margarida Rebelo Pinto. Só não consigo é percebê-las" - curiosamente, acho que as pessoas de quem mais gosto são aquelas que menos percebo e vice versa.