domingo, fevereiro 08, 2009

A corrupção toca a todos

Deixa-me sempre impressionado, um parente meu. Hoje, lembrei-me que é o Chato dos Contemporâneos, chapado. É uma personagem pesada, negra, ( não, não é um tio gordo cabo-verdiano ) que não deixa passar nada em claro. Vive num permanente estado de alerta vermelho. Para ele, ninguém trabalha, qualquer pessoa com uma licenciatura é um "doutor-da-mula-russa", todos vivem de tachos e todos são corruptos. Eu, por exemplo, que trabalho sentado numa mesa o dia todo, sou um palhaço que nunca trabalhou na vida.
Mas tive de dar-lhe razão. Há dias, mostrou-me como o país está mesmo entregue a uma massa de corruptos :

Jantando em família, levanta-se o tema.
Ele- Já viram, ganhou a prova de natação, mas anularam a prova! Depois meteram-no em 4º lugar.
Eu- Ao Manel? Quantos anos tem ele agora? 9?
Ele- Sim! é uma cambada, aquilo! O miúdo ganhou, mas como queriam que outro a ganhasse, lá mexeram os cordelinhos!
Eu- Até nos Jogos Olímpicos há provas anuladas, e partidas falsas...
Ele- É outra cambada. Têm lá os interesses deles, meteram o miúdo para trás. Não é justo!
Eu- Mas ele anda em competição, na natação? mais a sério?
Ele- Não. Mas podia andar.

A seguir desenvolve a fundo a ideia da cabala contra o Manel, inocente vítima do "lobby dos vencedores de provas de natação amadoras que um dia serão campeões olímpicos". A argumentação daqui para a frente prolonga-se ad infinitum, até que a outra-parte-que-não-ele esgote os argumentos lógicos, que são limitados, ao contrário dos argumentos ressabiados, que são infinitos.
Só queria que vissem além da corrupção. Por favor, pensem nas crianças...

Sem comentários: