terça-feira, outubro 25, 2011

O timing, sempre

Curto bué mesmo.
Como noutras ocasiões, só falo de trabalho aqui quando é algo que me tira o sono. Os anúncios do OLX não conseguem tirar-me o sono só porque ando cansado.
São uns quantos, os actores foram sacados da Rua de São Paulo em vez de um casting, o som - sempre o som caralho sempre - sacado de um microfone escondido no fundo de uma lata de café, mas
Os cenários estão completos. Mas, espera que vejo eu? O gordo diz que não vende o Pentium II com que escreveu as cartas para a mulher, os filhos insistem que deve vender. O gordo diz que não e vai tocando o piano como sempre e eles - alto, um piano? Mas porque é que o gordo com mãos de talhante e pinta de Dino Meira está de pólo a tocar piano? Lynch, és tu? vai sair um anão de dentro do Pentium? Não conseguiriam arranjar um instrumento mais representativo da classe média que um piano de cauda? Partindo do principio que um site de vendas em segunda mão não tem como publico alvo a quinta da Marinha, ver o gordo de dedos sapudos a tocar Vivaldi não me parece acertado - se bem que o pólo que ele veste não é Lacoste - depois de todo este crescendo, uma tensão insuportável, os filhos na sua fala entaramelada a insistir ó pai ó pai mas já vale 100 euros, o pai de trás do piano, depois de uma pausa de 5 segundos e com a mesma cara com que aprecia aquele desktop do windows 95 com o prado, mais 5 segundos diz "100 euros? compro já." com aquela melancolia de quem tenta simultaneamente fingir tocar o piano e não ler o ponto. É uma coisa que não acertam em nenhum dos filmes: a porra do tempo da punchline.
Sublinho e atribuo nota máxima à tensão psico-dramática da opção de não revelar o elemento "mãe", uma dramaticidade digna de um Strindberg, uma tensão continuamente presente ao longo do tempo, a ausência, a falta, o abandono, a morte. Ninguém sabe onde ela está, o que lhe aconteceu, porque já não está entre eles, os seus? Strindberg tentou, o OLX conseguiu.

Nota: eu digo que a mãe saiu de casa com o senhor da farmácia, farta de aturar 3 marmanjos com má dicção e um marido que insiste em ser o novo Richard Cleiderman.

1 comentário:

Maria Flausina disse...

Ou isso, ou as cartas que o pai lhe escreveu no Pentium II não lhe agradaram.