quinta-feira, abril 19, 2012

Bolsa de valores

Distraidamente dei um terceiro pontapé num gato e pensei, os egípcios deificavam esta espécie porquê? Tirando um outro gato de cima da caixa do bolo em cima da mesa da cozinha e um outro de cima do estirador a roer pinceis depois de tropeçar em três brinquedos deles no corredor, percebi: porque alguém decidiu que fosse assim. Ao longo da história devemos ter  tido estas figuras decisoras - vão mudando de nome, de farda ou de chapéu mas são iguais - que, a fim de protegerem o seu status quo, foram inventando secretamente deuses, infernos, mitos, tabus, regras, normas. Fizeram com que essas normas se fizessem cumprir, sabendo que eram meras invenções, fantasias estranhas mas que todos tentariam seguir à risca, ganhando eles o espaço preciso para actuarem como bem entendessem: no fundo, cumprirem-se como pessoas que eram.
Percebo assim que valores que me venderam como basilares sejam tão difíceis de apanhar: Respeito, honra, honestidade, rectidão, heroísmo, altruísmo, frontalidade infravermelhitude e cabrões de clientes pagarem-me a tempo e horas - inserir busílis - são coisas que no fundo, nunca existiram. São meras abstracções criadas para pensarmos que há algum controlo sobre o dia a dia, deixando quem sabe que não existem com tempo para tudo. A mim que ainda me calhou uma nesga de senso-comum, lixo-me na mesma.


8 comentários:

POC disse...

Passa para pagamentos a 90 dias. Ou pagam a horas ou estão fora.

Oh, wait...

Clara disse...

pedes um retainer para começar o trabalho (metade do valor).

Prezado disse...

Isso já tenho. Mas já agora... O resto, se faz favor.

Mak, o Mau disse...

Uma carrinha de ciganos para cobrar serviços. Pode parecer xenófobo, mas funciona melhor que um contabilista e não pedem factura.

Não fui que disse isto.

Julie D´aiglemont disse...

Olha, o Mak é como eu: não nega o valor de um bom cigano para resolver problemas.

Clara disse...

sim, cigano, o novo cobrador do fraque.

Prezado disse...

Eu também sei reconhecer o valor de um cigano, mas o que é querem? ( Julie tu devias perceber ) Sou um legalista.

calhou calhar disse...

há umas histórias engraçadas sobre os reis egípcios e a forma como se apresentavam às pessoas para que parecessem sobrenaturais...
quanto aos gatinhos, hmmm, apanham os ratos, ok?
:D