sábado, novembro 27, 2010

Tascos

Descobri um tasco congelado no tempo ao pé da embaixada de Espanha, na Rua do Salitre. Uma antiga casa de chá, leitaria, o que for. As mesas em fila, de toalha aos quadrados, sem espaço para almoços a dois, a parede ao fundo com as fotos do tempo da sociedade recreativa, a cabeça de touro de louça, as plantas caquécticas à janela, os tectos amarelos, o mesmo verde em todas as paredes. Tudo arcaicamente arrumado. tudo alinhado. Sem acessórios. E depois de quase 40 minutos a olhar para as paredes, a espera justifica-se: um bitoque feito à mão. À antiga.
Só como bifes assim quando é a minha avó a fazer.

11 comentários:

  1. Caro Prezado, esse bife soube a mãos de ternura!
    Beijinhos e boas descobertas :)

    ResponderEliminar
  2. Caseiro. Sem batatas fritas congeladas. com arroz com caldos knorr.

    ResponderEliminar
  3. É pá e eu as saudades que tenho daquelas tascas onde o comer nem sequer é feito lá. É feito na casa do outro lado da rua e aí vêm eles de travessa na mão rua fora. ADORO! A última vez que vi disso foi em Espanha, Agosto passado... Aqui a ASAE estraga tudo!

    ResponderEliminar
  4. pitu, dissestes "o comer" ?

    adoro.


    Isso do prato ser feito noutro lado nunca reparei. Mas esta podia ser uma dessas.

    ResponderEliminar
  5. «o comer» é um exemplo de transferência gramatical... é o exemplo que utilizo sempre nas aulas... é bonito!

    ResponderEliminar
  6. dissestes bem, dissestes!

    ResponderEliminar
  7. "dissestes" uso-o como exemplo do uso da segunda pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, mas não nas aulas.

    ResponderEliminar
  8. Caramba. O Prezado anda mesmo ao pé de mim, se calhar já nos cruzámos. Também vou almoçar todos os dias a casa dos meus pais. Eles moram na Rua do Salitre!

    Ele há coisas...

    ResponderEliminar
  9. Rapaz solidário, tu! Agora o tasco vai ficar mais concorrido! :))

    ResponderEliminar
  10. Bem esta tasca não é em Lisboa...mas a tasca da Ti Maria dos Queijos só há uma! Esta taberna fica no Livramento em Porto de Mós. A comida é maravilhosa e o ambiente fantástico. Começa-se com queijo fresco com pão do forno a lenha ainda a fumegar. Depois morcela,entremeada, chouriça, farinheira, alheiras, o bacalhau assado com azeite e alho ...é melhor parar.

    ResponderEliminar
  11. What's the name of the place?
    here in the other side of the atlantic we go far for a good bitoque...we go out and do field trips to go a have a bitoque, it's tradition....

    ResponderEliminar