domingo, outubro 30, 2011

Políticas

Agora vem a lume esta notícia sobre uma possível supressão nos horários nocturnos dos transportes públicos de Lisboa.
Eu até gosto de taxistas e já lhes dei e dou bastante dinheiro, mas não é caso para tanto. A sério, andar de taxi só é barato para quem os mete nas despesas. O António Costa, lisboeta de chaufeur, lembrou-se apenas do Bairro Alto e afins ( sim os senhores dos bares também têm de ganhar dinheiro para as licenças sim ) e pensou foda-se para estacionar vai ser um pincel, vai tudo de carro, dando espaço para os argumentos bacocos, esquecendo-se daquela gente que precisa de transportes para ir trabalhar, nem tem carro e quiçá, ir também para os copos. Sim, existem.
Claro que beber copos não é uma industria vital para o sucesso financeiro do país. Podemos abdicar dela e de muitas outras. Mas por este andar, com tanta escolha certeira nos cortes, acho que a única actividade vital para o país é a banca. Tudo o resto é gordura.

7 comentários:

  1. Muito bem dito!! Que eu saiba, as empregadas de limpeza dos grandes escritórios, bancos e afins, fazem as limpezas às 7 da manhã. Como é que essas pessoas se vão deslocar para o trabalho, às 5 ou 6 da manhã?
    Para já não falar dos cafés que abrem às 7...
    É por estas, que eu acho que ainda hei-de "ber" um porco a voar!! Porque a andar de bicicleta, já vi! Em Évora...

    ResponderEliminar
  2. O pior de tudo é que isto é obvia e universalmente uma medida estúpida e sem nexo, mas nos comentários que apanho na net sobre a notícia, é sempre possível encontrar pessoal com argumentos surreais, sempre pronto a entalar gente que trabalha. Nem precisamos de governo, basta o povinho mais bruto.

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Sou leitora assídua do blogue, mas raramente comento. Todavia, hoje não consegui resistir, porque só a ideia de alguém colocar a hipótese de suspender os transportes nocturnos de Lisboa revolta-me. E não me admira nada que esta ideia parva vá em frente.
    Uma ideia deste calibre só pode ter tido origem num idiota qualquer que possuí um Mercedes ou um BMW oferecido pelo estado (povo) e um motorista pago com os impostos do povo. Nem todos temos horários de trabalho das 9h às 17h e um salário que permita comprar e sustentar um carro (gasolina, seguro, manutenção...). Eu uso diariamente os autocarros nocturnos da Carris, por motivos profissionais (saiu do trabalho por volta da 1h da madrugada) e nunca os vi vazios, para que a sua suspensão tenha alguma lógica.
    Se querem cortar nas despesas dos transportes públicos, deixem o carro na garagem e comecem a andar de transportes públicos. Eu todos os dias uso o metro, comboio da CP e autocarros da Carris, entre as 7h da manhã e a 1h30 da madrugada, e posso dizer que se colocassem revisores nos transportes ( nem que para isso colocassem 2policias a acompanha-lo por causa da malta das barracas), não precisavam de retirar os transportes a quem trabalha e paga passe e impostos neste país. São centenas o número diário de pessoas que andam de transportes públicos em Lisboa sem pagar 1cent. É vê-los às 7h da manhã a entrarem no metro colados a quem tem passe, a forçar as portas ou até a saltar por cima destas. A entrarem em determinadas carruagens dos comboios da CP e a sair em determinadas estações, porque quem frequenta a linha de Cascais diariamente sabe perfeitamente onde entra o revisor e quais as estações que não têm qualquer tipo de vedação. Em relação aos transportes nocturnos da Carris, entram sem passe e nem se dão ao trabalho de disfarçar, porque sabem que à noite não há revisores. O motorista também não diz nada, com medo de levar uma sova (já assisti a uma cena destas).

    Questiono-me, caso esta ideia tenha futuro, se vão colocar os carros novos dos directores e administradores da Carris e da CP à disposição das pessoas, no lugar dos transportes nocturnos?! :D

    Tixa =)

    ResponderEliminar
  4. Tixa,
    percebo porque não comentas mais, imagino que demores umas 2 horas a escrever cada comentário, a serem sempre desta extensão. Essa questão das borlas à noite é interessante. Tenho de referir o que aconteceu em Londres, com o mesmo problema: Todos os autocarros com camaras, os motoristas dentro de caixas blindadas e prisão a sério para qualquer ataque aos motoristas.
    Quanto aos génios que se lembram de pensar nestas "soluções", sabemos que só pode ser gente que anda sempre de carro. Se fosse alguém habituado a andar de transportes, provavelmente até faria força para que aumentassem as carreiras, não?

    ResponderEliminar
  5. Vi a notícia no fds e comecei um post dedicado umas três os quatro vezes mas a incredulidade era tanta que nao consegui continuar. Aquela de fechar o metro as 11 da noite entao é de bradar aos céus!

    Cada vez mais faz sentido aquilo que digo no círculo dos meus amigos e da minha família: Por este andar vale mais a pena fechar o país, poucos notarao, certamente...

    ResponderEliminar
  6. É uma nova idade das trevas, à idade média: temos tudo para ser um país de primeira, mas querem que abdiquemos de tudo. Eu não tenho problemas com isso, desde que não haja coutadas de modernidade reservadas a meia-dúzia. É que eu prezo muito a minha ligação à net...

    ResponderEliminar
  7. Inventarie-se o país, vai tudo a leilão, paga-se a dívida e fica tudo para os espanhois how bad can it be? Tirando o facto de que ficam a comer churros ao pikeno almoço...

    ResponderEliminar