A nação oscila entre o beato e o ateu envergonhado. Entretanto bons ajustes directos, milhões gastos para 5 dias de festa, jovens que cantam sem motivo aparente, protestos simbólicos, terços rezados no meio da rua e revelações espirituais são observados em todo o lado. Sigo com curiosidade para perceber o impacto nas redes sociais. Se ao vivo e a cores tudo não passará de um festival psicadélico sem cores e sem ritmo, a espiritualidade vai explodir online, onde tudo pode ser. As revelações e milagres de instagram vão seguir-se umas atrás das outras, jurando a pés juntos fenómenos tão milagrosos como uma ligação de wifi.
segunda-feira, julho 31, 2023
quarta-feira, julho 26, 2023
Truques de argolas, cartas e copos
Os truques de prestidigitação mais comuns estão explicados há muito, mas ainda causam espanto. A internet veio expor a reprodutibilidade de um fenómeno até ao seu ponto mais fácil e acessível e deu a todos a possibilidade de transformar a repetbilidade num truque. Qualquer processo passível de ser capturado em frente a uma camara está filmado ou temporariamente por filmar. A obra nasce mas nem é preciso querer.
Tudo é possível por via da repetição, do corte. O quotidiano é um arquivo. O que era do domínio dos artistas é usado por todos, todos os dias, para nos entreter. A internet é uma template, basta escolher argolas, cartas ou copos.
segunda-feira, julho 17, 2023
Cortem no café e nas palhinhas
Ultimamente tenho reparado que nas redes sociais aparecem mais e mais posts portugueses sobre literacia financeira, um fenómeno importado.
Sim, eu sei que não há nenhum fenómeno social que seja inerentemente nacional senão a obsessão com bacalhau. Em todo o lado, tudo se observa em alguma parte.
Mas haver necessidade de literacia financeira é só uma balela que uns influencers propagam. A literacia financeira é um esquema trazido de paíse onde toda a gente está habituada a ser criada (financeiramente) por lobos. Onde por exemplo, se paga para entregar o IRS.
O português médio só quer que o deixem em paz e não receber aqueles emails da autoridade tributária em dias que tinham começado bem. O português médio tem também um ordenado tão baixo que se torna um fenómeno auto-regulado. Ninguém precisa de nada para perceber de literacia financeira: basta-lhe saber que ainda consegue respirar para perceber que já está a fazer o possível e o impossível para se manter à tona.
Subscrever:
Mensagens (Atom)