quinta-feira, novembro 12, 2015

Lá no bairro


Moro num bairro um pouco gentrificado, rodeado de bairros mais antigos e cheios de movimento. Faço a vida aqui à volta. Nos cafés, restaurantes e táxis apanho com um discurso que é próprio de uma democracia jovem como a nossa: uma ideia ingénua da política como um instrumento abstracto que não se sabe bem como opera. É mal vista, até ( lembro-me de em casa me dizerem que "dantes não se falava de política" ).
Se as políticas deviam ter a eficácia de um bisturi, no balcão da pastelaria ele parece que é usado na ponta de uma vara de bambu. Dizem que votam no Portas mas abortos, cada um sabe de si. Acham que o Passos fez o que tinha a fazer, mas o Jerónimo de Sousa diz coisas que sao muito certas. Sindicalistas nem morto, mas tirarem-me a pensão nem pensar.
Talvez este ambiente de tensão dos ultimos dias sirva para perceber melhor que na política há causa e efeito.

1 comentário:

O Grunho disse...

Gostava de saber porque é que esses políticos de merda que destróem o meu país nunca vêm aqui ao bairro. Nunca vi esses javardos subir aqui a minha colina. Devem ter medo de apanhar com azeite a ferver mandado aqui das muralhas do castelo.