sexta-feira, agosto 14, 2015

Poupem-me, que é Agosto

A Silly Season, o PS e o Observador deram o mote: Há publicidade a ser feita com fotografias de pessoas que realmente não são do PS e não estão desempregadas.
Como seria de esperar e óbvio, descobriram-se outros cartazes - agora do PSD - que também usam bancos de imagens.

Como seria de esperar também, isto não me diz nada, venha de quem venha. Não é uma questão de ética, é só uma questão prática. Não espero que fotografem gente real porque é caro. Dá trabalho. Da mesma maneira que não espero que muitas campanhas tenham ilustrações bem feitas: São caras e dão trabalho.
Não espero que um outdoor ou um mupi sejam são um bilhete de identidade nem uma declaração de principios. São meios antigos, umas coisas que em tempos venderam uma mensagem mas que agora já toda a gente lê da mesma forma enviesada: Uma moldura muito grande e cara que se vê ao longe e onde se mostram produtos que já ninguém quer saber.

Ver a política no geral estar dependente de clubismos e da imagem em vez de conteudo (sou ingénuo), isso sim, chateia-me. Se o que faz diferença num cartaz do PS, do PSD ou da Coca Cola é ter a cara e o nome de um português real, albarde-se o burro. Com um olho nos ciganos, como sempre.

3 comentários:

M' disse...

Acho que a única questão foi as pessoas não terem autorizado as fotos... Pelo menos a mim foi a única coisa que me deixou reticente...

Anónimo disse...

??? Mas o PS usou imagens de um banco de imagens?? Sim, podem ser todos uma merda, mas o PS é uma merda um bocadinho mais mal cheirosa. A forma como obteve as "suas "imagens" também conta, ou achas que não? Gostavas de ver a tua cara em outdoors, sem teres dado autorização para isso?

Prezado disse...

É simples ( e não querendo desculpar ninguém por ser negligente, mas acredito na negligência e não na maldade ) o processo usado pelo PS para usar essas fotos não autorizadas. Passou-se assim, provavelmente:

Na agência de publicidade:
- Ó Zé, onde é que estão as fotos para os outdoors?
- Meti no disco, na pasta do costume.
- Isto está tratado? Posso avançar?
- Sei lá, acho que sim. Usa a miuda com ar deprimido, em alta. É a 00010222.

No gabinete do Costa:

- Ó zé, como é que estão os cartazes?
- Ligaram agora da Agência, disseram que vão avançar com os cartazes.
- Porreiro, pá. Tá tudo tratado? Podem avançar?
- Sei lá, acho que sim. Vão usar esta miuda, com ar deprimido. É a 00010222.