quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Como desenhar em 3 passos

Toda a gente sabe desenhar, por mais que não pareça. É só uma questão de treino e técnica. Vou aqui deixar umas dicas acessíveis a todos. Tenham a liberdade de explorar o vosso próprio estilo assim que sentirem segurança para esquecer as regras.
Antes de tudo, uma folha de papel o mais limpa que conseguirem.

Um bom espaço de trabalho é um bom começo
Neste exercício vou tentar ensinar a desenhar um camelo. Podem procurar referências no Google, como eu costumo fazer.

Passo 1:  Construo um esboço, onde defino as linhas mais fortes.

gradualmente, construo um esboço onde esquematizo as formas, simplificando-as
Passo 2: Seguindo estas linhas como directrizes, vou elaborando gradual e lentamente até encontrar as formas naturais que procuro. As linhas do esboço ajudam a não perder a proporção da ideia original. Podem comparar ambas as imagens para perceber melhor o processo. Por esta altura terão algo parecido com isto:
Aqui enganei-me, saiu um dromedário... Acontece.
Passo 3: depois de corrigir quaisquer erros, como aconteceu comigo, o que é bastante comum e habitual - errar é humano até para os mais experientes - apagam-se as linhas de esboço e dão-se os retoques finais.

O sublime e o belo podem encontrar-se nos mais inesperados rincões da criação

Para a semana: Como desenhar um filho-da-puta.

15 comentários:

{anita} disse...

brilhante :D

Marta disse...

aguardo a próxima lição. esta foi muito boa.

Capitu disse...

Lindo!

Izzie disse...

:D obrigada, obrigada. Muito bom.
Mas a sério, eu não consigo desenhar assim :(

trollofthenorth disse...

O meu camelo é sempre um matchstick men. Desde os 6 anos. O passos coelho também, por isso, ao menos sou coerente.

Prezado disse...

Nem eu, Izzie. ;)

Prezado disse...

Troll, quando eu desenhar um camelo, meto-o aqui. Não deve ir muito mais além...

snowgaze disse...

genial :)

Carlos Caria disse...

Prezado, na próxima lição faz só copy past.

Bluesy disse...

O filho da puta vem com ou sem tintins? Tenho dificuldade em fazer bolinhas perfeitas. Aguardo.

Carlos Caria disse...

Bluesy Traveler, podem vir esmagados, não te preocupes com detalhes redondos.

Jibóia Cega disse...

Saíu um camelo deficiente. Se até tu tens dificuldades imagina um leigo.

pedro b disse...

sinto que tenho muito a aprender.

Prezado disse...

Só se for photoshop. Aí ainda deves ter de comer muita milupa.

Pólo Norte disse...

TOP