quarta-feira, setembro 04, 2013

Cultura de banana

Estudos indicam que ser português é extremamente simples, em termos cognitivos. O português sabe pouco sobre tudo e como tal não tem opinião formada sobre nada - Infelizmente outro estudo indica que à opinião não formada ou desinformada o português aplica-lhe um mesmo remédio, o preconceito - e não procura acabar com essa desinformação. Há um desinteresse endémico que não passa com o tempo: Fenómenos culturais conhecidos noutros países há anos são tomados como perdas de tempo bizarras. Se noutros países podemos acompanhar e estimular passatempos constructivos, actividades didáticas - dou exemplos, urbansketching, DYI, geocaching, self-publishing, KAP - O conceito de hobbie mais popular em Portugal ainda é a masturbação. Tirando isso, qualquer pessoa que embarque num hobbie mais de uma semana de seguida arrisca-se a ter de aparecer no telejornal para ser visto como uma ave rara, avessa a esgalhar o pessegueiro como toda a gente.

5 comentários:

Anónimo disse...

E depois existe aquele preconceito com o português...

Prezado disse...

Isto é um estudo. Sobre o preconceito, um dia destes.

marta morais disse...

Discordo plenamente desta frase: "O português sabe pouco sobre tudo e como tal não tem opinião formada sobre nada".
Na minha (modesta) opinião, o português sabe pouco sobre tudo e no entanto tem sempre uma opinião formada e tantas vezes tem certezas absolutas sobre as cenas sobre as quais não pesca nada.
By the way, o que é o KAP?

Prezado disse...

Tens razão: a expressão correcta seria " opinião informada".

O tuga tem sempre uma opinião, mas é sempre muito parecida, nem sabe criticar quando deve nem se cala quando deve só aceitar a vida.

Kap é um passatempo: Kyte Aerial Photography. Já vi algum tuga fazer? não.

marta morais disse...

giro, isso do KAP.
um dia vou ter tempo para ter um hobby, tenho a certeza.