segunda-feira, novembro 12, 2012

Ich bin Lisboeta

Quando me falaram de um video que Marcelo Rebelo de Sousa queria passar em Berlim para chamar a atenção da opinião pública alemã, pensei que seria má ideia porque seria apenas chover no molhado: tudo o que foi feito até hoje não pode ser rescrito, o sistema ( capitalista) é este e é igual para todos e se nunca recusámos as regras do jogo não podemos escolher arbitrariamente a partir de que ponto queremos ser poupados das suas consequências. O video, criado por bloggers do 31 da Armada, seria assim algo bizarro, pois seria uma peça de propaganda nacionalista apelando à boa vontade do poder político e económico alemão ( bem mais nacionalista que o nosso poder político e económico ). Chover no molhado, portanto.
E imaginava um video bom. Ia para o chão como a semente do outro, mas era um filme magistral, uma chapada de luva branca.
Mas não:



 Pasmo. Quando a coisa vai no povinho pobre e massacrado, os primeiros 30 segundos, com a grávida que parece ter uma relação incestuosa com a dose de cozido que deglutiu ainda só penso " ok, não tinham iluminação, não tinham actores, não tinham cameramen, não tinham dolly, não tinham budget... e não tinham gosto.", mas quando entram os putos do Plano Marshall e a senhora do cartão de crédito... Qual é a ideia aqui? revisionismo capitalista?
- Olhem, vocês precisaram de um Plano Marshall para se safarem. Nós não.
- Nós levámos com setecentas mil toneladas de bombas só em Berlim.
- Nós tivemos o Salazar.
- Nós tivemos o Hitler.
- Nós vamos ali à Matinha à roulote dos pregos.

E sim, tivemos cartões de crédito com os quais comprámos carros alemães? Mas ó Deus, não são vocês que são pelo capitalismo? Jogámos as regras do jogo e estamos a perder, está na altura de terem pena da dondoca do BMW? é esta a mensagem?
E segue: temos a maior rede elétrica de abastecimento para carros elétricos, fornecida por alemães. Mas os 3 otários mostram a ficha e dizem que os alemães ainda não venderam os carros que ligam às fichas. É o capital, estupidos. ( Ia mencionar o facto dos pilares de abastecimento serem um pouco fálicos mas vou deixar passar ).
E segue: Comprámos submarinos alemães! Nem comento!
E segue: Fizemos uma batelada de estádios contratando alemães para isso. Nem comento!
E segue, a voz-off monocordica: taxámos "everything that moves.", com orgulho. Até aqui estavam só a dourar a pilula mas agora já é mentir. Nunca esperei isto do Marcelo Rebelo de Sousa.
Nisto aparecem 3 personagens que devido ao budget, devem ter sido contratadas à Kim Jong Il de uma manif bloquista qualquer. A Troika são 3 tipos de cartola a roubar? Não são uma entidade séria que nos salvou da bancarrota, afinal?
Por esta altura já me doi a cabeça e a barriga de rir mas consegui continuar. Seguem-se vários números disparados de seguida, demonstrando que o povo é trabalhador, mas a gestão é uma merda: trabalhamos mais, menos feriados, menos férias, ganhamos metade. Algo bate mal aqui.
Vou saltar a cena da minhota de bigode abraçada ao Robin dos Bosques alemão e a triste comparação com o que cada um ganha ao ano, porque a cena de recriar a porra da ruiva da manif e abracá-la a um jovem raquitico a fazer de polícia passa das marcas da foleirice. Um polícia com aquela compleição nunca será um monstro derrotado pela beleza e doçura de uma portuguesa: bastava uma chapada da miuda que se partia em 2. Já viram os braços do homem? Foda-se.
Finalmente, atiram à cara do agiota que ele também deve dinheiro a outros. O que é que os agiotas fazem às pessoas que os desafiam? partem-lhes os tornozelos com um pé de cabra, não?
Para fechar, vão buscar o Muro de Berlim recriado em esferovite e tentam estabelecer ali um paralelismo qualquer que não apanho. Mais valia terem lá o D. Sebastião a empurrar um muro de creme de bolos ou barquinhos de ovos de aveiro.
O que é que se passou, caralho? O pessoal capitalista do 31 da Armada, uns 20 gajos, entre eles não faziam uma vaquinha ou tiravam do pote do amigo-secreto deste ano?
Que vergonhaça. Ainda bem que não deixaram isto passar em lado nenhum.

8 comentários:

Johnny Guitar disse...

Isto parece ter sido feito pelo Sá Leão.

Malena disse...

tens toda a razão... Parecemos uns desgraçadinhos e, ainda por cima, ignorantes...

calhou calhar disse...

E não é assim que nos vêem? E não é assim que nós somos? (Generalizando, obviamente).
Acho que o mais confuso do vídeo diz respeito ao paradoxo: o texto muito sério e da imagem muito cabotina.
Sim, é um país que viveu uma ditadura que o tornou durante anos num país desfasado, atrasado e ignorante, mas que conseguiu à posteriori e num curto espaço de tempo dar a volta por cima.
Sim,a seguir as pessoas quiseram ter vidas melhores e ter carros e o escambaú porque sim, porque é esta a lógica do capitalismo e dos seus desejos de consumismo e todos os ismos que lhe estão associados.
E, sim, a seguir veio a crise, o imperialismo alemão dentro da UE e uns políticos tugas xonés e convictos (ideológicamente) do que estão a fazer.
Nós somos uns parolos, mas trabalhamos, e há quem se aproveite disso.

Prezado disse...

Eu vejo o filme com uma mensagem só: SOMOS OTÁRIOS.

Nem percebo é como pessoal neo-liberal e derivados faz estas coisas, parecem uns miudos. Mas espera, acho que já sei.

Isto é pessoal que funciona como a Jonet, vivem num universo fechado. Para eles, quem faz estas coisas dos empréstimos mal feitos e gastos e trabalhar muitas horas a ganhar mal são "as pessoas", "aquela gente".

calhou calhar disse...

Ah, pois, resumindo e concluindo: Não percebi ainda muito bem qual foi a real intenção do vídeo, (acho que era bastante óbvio que isto não ia ser passado na Alemanha). Há quem se tenha revisto na representação e quem não se tenha revisto. Uns interpretaram de uma maneira, outros de outra - mas a verdade é que pôs um país inteiro a falar sobre isto.

calhou calhar disse...

Essa dos otários é a pura verdade :D

Prezado disse...

Mas mas mas espera lá. Seja qual for a mensagem, se vai neste belo embrulho, não passa. Há critérios, ainda. Se não se aproveita nada, vou passar isto publicamente porquê? Ainda bem que não foi aceite. É uma vergonha do caralho ser representado por isto, a todos os níveis.
E quando os Homens da Luta ( uma paródia ) foram ao festival da canção falou-se de passar a mensagem errada... :D

calhou calhar disse...

E não quem muito ache graça aos "Homens da Luta"?
A mensagem, era mais para os políticos da UE, quer-me parecer...
Em Portugal há os que se envergonham do vídeo e há os que se crispam contra os alemães - e isso, sim, é que me parece perigoso...