domingo, maio 02, 2010

Ética e moral para bloggers em 5 passos

1. Anonimato
Não é que me proteja muito aqui no blog, onde é suposto ser só mais um gajo anónimo que, por acaso, faz posts geniais e únicos. Não me lembro disso todos os dias, mas há muita gente que me conhece que sabe ler, e gastam esse precioso talento a ler isto. A vossa avó lê o blog? o patrão? a esposa(o)? os amigos? Há alguns temas importantes que vão deixar de lado, para vosso bem.

2. Pêlos
Pelo menos uma vez por mês, façam um post sobre pêlos: das pernas, da púbis, do rabo. Abram o debate, criem polémica, digam que gostam de gajas com pêlos nos sovacos ou que os homens ficam bem de peito rapado. Mencionem o Tony Ramos pelo menos uma vez.

3. Sexo

 Falem sobre. Com detalhes, dicas e imagens, de preferência. Eu cá sou um gajo tímido e empedernido, por isso só abordo este tema por via de metáforas, alegorias e cifra. Daqui a uns anos, um livro, o Código do Perdido, decifrará este blog e irá revelar quentes novelas, género Arlequim, espalhadas ao longo de milhares de posts insuspeitos. Guerra dos sexos é O tema.

4. Ódio
Não abusem, mas de tempos a tempos podem pegar num ódio de estimação e usar o blog para desabafar. Limites? Vide ponto 1. Exemplos comuns e populares: Emel, Sócrates, os programas da manhã,  a TVI. Aqui no perdido pela cidade, só odeio futebol e políticos fajutos.


5. Notícias
Escrevam sobre a actualidade. Correndo o risco de ficar catatónico por saber e escrever sobre isto, exemplifico ainda assim: hoje vai haver um jogo importante com o Benfica e o Porto.


6. Erros
Erros ortográficos tiram a tusa. Não escrevam esta-mos, estive-se, falastes, e merdas assim. Usem acentos. A minha mania de não escrever com acentos já me custou 3 amizades e um noivado. Experimentem respeitar regras gramaticais básicas. E depois digam-me como é, não uso muito.

7. Redux
Evitem posts como este, que é longo. Não partam do principio que o que têm para dizer é mais interessante do que o perdido pela cidade. Humildade uber alles.

4 comentários:

Xuxi disse...

isto ja ta na categoria de Biblia.

Prezado disse...

Acabei de vir do Guaxinim e ele pegou na dica nº2, hoje. Há aqui um padrão?

Sérgio Mak disse...

São os meus cânones. Especialmente o dos posts compridos, coisa que abomino...

S* disse...

E lembrem-se é que o povo gosta de brejeirice.