quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Sociologia de supermercado

Viver no centro de Lisboa é ter de optar por mini-mercados com campanhas más. Sendo que as campanhas na tv não me convencem de nada, já que são más que doi - tanto a do supermercado do jingle-nuclear e a do supermercado das animações no-budget - resta-me o empirismo.
No super que diz venha-cá 30 vezes, as regras do marketings estão aplicadas: os legumes mais sensaborões estão à altura dos olhos, os prazos de validade prestes a esgotar têm datas mais antigas, os produtos de primeira necessidade estão no corredor de quem entra. Gosto. Porreiro. Mas, os empregados não sorriem, não dizem venha-cá, a comida a peso não tem aquele ar de postal suiço perfeito, parece ter sido passada debaixo - Ó Lambert - de uma escarificadora.
O outro super, os dos preços piriri, piriri, piriri, respeita menos regras, é mais pequeno, a Gestalt não passou por ali, porventura a esfregona também não e tenho alguma dificuldade com rótulos em castelhano. Nunca gostei de comer viernes dali, o bacon às tirinhas a 1.99 é o ponto alto da charcutaria, não gramo das punhetas do bacalhau de lá, que nunca lhe dei confiança nem sinal que curto disso palhaço larga. O pão é do cacete mas duro e os legumes mais manhosos estão dentro das caixas. dica: não liguem aos do chão ( parecem em conta, mas no fim não rende ) .
Um dia destes debruço-me sobre mercearias de bairro.

6 comentários:

Pipoca dos Saltos Altos disse...

Abriu uma mercearia muito "chique" em pleno bairro. É de um amigo meu, um destes dias levo-te lá ;)

Cláudia disse...

Eu gosto de mercearias de bairro.
Quando tenho tempo é onde costumo ir comprar fruta e pão.

Prezado disse...

pipoca, enganaste-te no blog? Mercearia chique?

Nandita disse...

Tenho saudades de ir a uma mercearia a sério, onde me chamassem "meneina" (à boa moda de Vila Real), e onde me aconselhassem estes bijous, aquela baguete... onde notassem que estou de partida, ou que ainda não dormi. Quero acreditar que as mercearias estão na moda ;) e não vejo mal nisso eheheh

Pipoca dos Saltos Altos disse...

Sim, no Bairro Alto!!!!!!!!!!

debulhadoraa disse...

argggh que comentários tão mini-preço pá ponham-se à altura dos posts deste Senhor e não venham para aqui de saltos e avental que só fala de fruta quem pode