terça-feira, abril 17, 2012

Andante

O Salazar a cada esquina
 Cheio da pica saio queria vencer a porra da proverbial depressão domingueira porta fora raspo-me escada abaixo Estefânia vou PORRA já fiz merda esqueci-me da máquina fotográfica paciência, já não volto atrás, mas custa-me, só trouxe as canetas, os blocos, o ipod e o telemóvel, sem máquina fotográfica sinto-me nu é como sair de casa sem meias descalço com um caralho das caldas pintado de azul colado na testa, pronto sinto-me estranho era só isso, a parte do caralho das caldas é fita, não tinha de ser pintado de azul...
Agora.
 Segui! Subo ao Liceu Camões, passo a antiga António Arroio. Ali desvio-me da rua habitual e vou ao túnel do metro, tento apanhar um a passar mas aquilo é demasiado rápido para apanhar, ainda mais com menos carruagens. Desço para a rotunda do Marquês, passando pelas traseiras dos hotéis. Um vento do catano. A feira do Livro já está na pré-impressão. Subo às Amoreiras. Ainda estive para ir ao centro comercial, pensei nuns headphones novos mas passou-me, quem sou eu para salvar a economia? Atravessei a rua do Jafumega e apanhei a Ferreira Borges. Parece uma aldeia. Ao fim da rua, perto da casa do Pessoa, começo a ver para que lado irei apanhar o rio. Vou pela rua menos habitual.

Estrela
Umas casas porreiras - um soco no autoclismo e ele desencrava, não falha - não me importava de viver por ali, desemboco no Hospital Militar, descubro uma tasca onde tenho de voltar um dia destes e entro de seguida na Basílica da Estrela. Tirei os headphones sentei-me peguei na caneta e pus-me a desenhar. A meio, fez-se hora da missa. Não me importei, os betos até não incomodavam muito não não sente-se, pode cantar, os pais-nossos não me quebram a concentração, mas só os betos são católicos, olha-me isto, são todos louros e com sapatos de vela agora e bandoletes já me sinto incomodado com aquilo nisto acaba o coro e o padre diz que vamos rezar pelas almas no purgatório. Eu como não nasci para nenhum calvário, pus-me a andar.

Manifestação de pessoas satisfeitas com o país
Como sempre, falhei os tempos, sentar levantar ele está entre nós levantar sentar foda-se, levantei-me no tempo errado, desço a Calçada da Estrela, boas casas, vivia ali na boa, passo pela assembleia, penso no Passos, chulo, sigo o jardim do outro lado da Calçada, volto a subir. Madragoa dentro. Zig Zag nas ruelas descobri umas quantas que não conhecia, parei para desenhar um fiat 600, muito tasco tantos tascos, andei cego.
Carro azul


Entrei na Igreja das Mercês. Aqui não há missa mas há muito movimento na sacristia, um dia percebo se as igrejas precisam de sapatos de vela como os dojos de kimonos, desço a Santos. Nada de novo, sigo para o Cais do Sodré com paragem para comer um donner ali ao pé. Aqueci do vento que me cortava as orelhas enquanto ouvia os italianos a cacarejar e segui. As arcadas da Praça do Comércio vazias, autocarros poucos, sigo à Casa dos Bicos, passando na Rua dos Bacalhoeiros ainda a semana passada jantei lá, patrocinado pela minha vontade e pela menina do trombone que fez anos e bancou o champomix. 
 
Restaurante desconhecido
para mim.
  Depois das ruinas, dos sem-abrigo e da praça das esplanadas em Alfama, uma trupe de velhotes acabados acabados de sair de uma noite numa casa de fados esperava a camioneta de volta para Coruche e eu, mais à frente, o Metro.

Devia ter voltado atrás para buscar a máquina, se não registo tudo passo a passo esqueço-me de por onde ando.

4 comentários:

Izzie disse...

Geee-sus, man. Tu andas que te fartas. Julgava eu que era andarilha, já levei chá de modéstia.

calhou calhar disse...

ah o flâneur!... e o "correlato objectivo"... acção, experiência sensorial e e e... cenas! fixe. tens jeito.
:)
(tem piada, o meu corrector queria chamar-te "flanela"...)

Prezado disse...

Izzie,

Foram umas horas. Com muita pausa. E jantar.
A ginástica rende, há uns tempos estaria morto depois de uma destas.

Calhou, por causa dessa tive de ir à wiki. Se fui Correlativo objectivo foi sem querer. ;)

calhou calhar aka corre corriqueira disse...

calhou calhar seres correlativo, portantusss. :)