sábado, novembro 27, 2010

Tascos

Descobri um tasco congelado no tempo ao pé da embaixada de Espanha, na Rua do Salitre. Uma antiga casa de chá, leitaria, o que for. As mesas em fila, de toalha aos quadrados, sem espaço para almoços a dois, a parede ao fundo com as fotos do tempo da sociedade recreativa, a cabeça de touro de louça, as plantas caquécticas à janela, os tectos amarelos, o mesmo verde em todas as paredes. Tudo arcaicamente arrumado. tudo alinhado. Sem acessórios. E depois de quase 40 minutos a olhar para as paredes, a espera justifica-se: um bitoque feito à mão. À antiga.
Só como bifes assim quando é a minha avó a fazer.

11 comentários:

Turista disse...

Caro Prezado, esse bife soube a mãos de ternura!
Beijinhos e boas descobertas :)

Prezado disse...

Caseiro. Sem batatas fritas congeladas. com arroz com caldos knorr.

Anónimo disse...

É pá e eu as saudades que tenho daquelas tascas onde o comer nem sequer é feito lá. É feito na casa do outro lado da rua e aí vêm eles de travessa na mão rua fora. ADORO! A última vez que vi disso foi em Espanha, Agosto passado... Aqui a ASAE estraga tudo!

Prezado disse...

pitu, dissestes "o comer" ?

adoro.


Isso do prato ser feito noutro lado nunca reparei. Mas esta podia ser uma dessas.

Anónimo disse...

«o comer» é um exemplo de transferência gramatical... é o exemplo que utilizo sempre nas aulas... é bonito!

Anónimo disse...

dissestes bem, dissestes!

Prezado disse...

"dissestes" uso-o como exemplo do uso da segunda pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, mas não nas aulas.

Anónimo disse...

Caramba. O Prezado anda mesmo ao pé de mim, se calhar já nos cruzámos. Também vou almoçar todos os dias a casa dos meus pais. Eles moram na Rua do Salitre!

Ele há coisas...

Malena disse...

Rapaz solidário, tu! Agora o tasco vai ficar mais concorrido! :))

António R. disse...

Bem esta tasca não é em Lisboa...mas a tasca da Ti Maria dos Queijos só há uma! Esta taberna fica no Livramento em Porto de Mós. A comida é maravilhosa e o ambiente fantástico. Começa-se com queijo fresco com pão do forno a lenha ainda a fumegar. Depois morcela,entremeada, chouriça, farinheira, alheiras, o bacalhau assado com azeite e alho ...é melhor parar.

wine, wine and more wine.. disse...

What's the name of the place?
here in the other side of the atlantic we go far for a good bitoque...we go out and do field trips to go a have a bitoque, it's tradition....