quinta-feira, agosto 08, 2013

Fado da Sina

Estou a dias poucos das férias e surge em cena um cliente.
Expliquei ao senhor cliente que tinha férias marcadas dentro de dias. "mas isto tem de ser entregue urgentemente", disse. Prezado não tem problemas: Vamos adiantar a entrega. Se é urgente, urgente seja: Calendariza-se cada fase do trabalho: tudo o que já é possível adiantar é feito já hoje, as tarefas que necessitam de conteúdos novos ficam para o dia seguinte, os detalhes secundários para o ultimo dia e só para a arte final.
Até hoje, nada. Descobri que a urgência do designer mata a do cliente. O equilibrio do universo é manter a urgência do cliente e o designer pendurado.
Estes clientes fazem-me questionar se o conceito de "profissionalismo" não é só algo vindo da mesma dimensão do Pai Natal ou do coelho da Páscoa. O profissionalismo, parece-me cada vez mais que é também mitológico, uma fantasia. Enganam-nos desde pequenos explicando-nos que temos de ser profissionais e que ser profissional é ser assim e assado, mas afinal o universo vai-me dando a entender que ser profissional é só dizer que sim e entregar trabalho a tempo.

1 comentário:

Mak, o Mau disse...

Hoje de manhã vi uma cena no canal história que falava sobre a hipótese do Poseidon ser um ET.

Acredito mais nisso do que numa realidade em que a maior parte das relações de trabalho cumpram com oprofissionalismo e o respeito necessário para ambos os lados.